segunda-feira, 15 de agosto de 2011

JMJ: a realidade de um sonho do coração de Deus


Tudo começou com um encontro promovido pelo Papa João Paulo II em 1984. Foi um encontro de amor, sonhado por Deus e abraçado pelos jovens. Vozes que precisavam ser ouvidas e um coração pronto para acolhê-las.
Cerca de 300 mil jovens estiveram unidos ao Santo Padre na Praça de São Pedro, no Vaticano. E os encontros continuaram: novamente em Roma (1986 – Diocesana), em Buenos Aires (Argentina – 1987), em Santiago de Compostela (Espanha – 1989), em Czestochowa (Polônia – 1991), em Denver (Estados Unidos – 1993), em Manila (Filipinas – 1995), em Paris (França –1997), em Roma (Itália – 2000), em Toronto (Canadá – 2002). Com Bento XVI em Colônia (Alemanha – 2005) e em Sidney (Austrália – 2008).
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ), como foi denominada a partir de 1985, continua a mostrar ao mundo o testemunho de uma fé viva, transformadora e o rosto de Cristo em cada jovem.
Essa história de amor viverá mais um capítulo esta semana: de 16 a 21 de agosto, em Madri, na Espanha, são esperados em torno de um milhão de jovens para a XXVI Jornada Mundial da Juventude.
“Amados jovens, a Igreja conta convosco! Precisa da vossa fé viva, da vossa caridade e do dinamismo da vossa esperança. A vossa presença renova a Igreja, rejuvenesce-a e confere-lhe renovado impulso. Por isso, as Jornadas Mundiais da Juventude são uma graça não só para vós, mas para todo o Povo de Deus”, disse Bento XVI em sua mensagem para a JMJ deste ano.
 Vigília: Madri e Rio unidos em oração
O Rio é candidato a sediar a próxima JMJ que acontecerá em 2013. A expectativa pelo anúncio do país e da cidade sede da jornada seguinte sempre é um momento de grande emoção para todos.
Os jovens que estiverem no Rio poderão partilhar este momento durante a Vigília JMJ no Maracanãzinho, promovida pela Arquidiocese do Rio.
A vigília terá início às 22h do dia 20 e seguirá até as 6h do dia 21. O evento ocorrerá simultaneamente a um dos principais eventos da Jornada em Madri, a Vigília e Santa Missa com o Papa Bento XVI, na noite do dia 20 para o dia 21. Na Celebração Eucarística, a homilia do Santo Padre será retransmitida ao vivo, direto de Madri.
Os ingressos serão limitados e a distribuição, gratuita, será feita antecipadamente nas paróquias da arquidiocese.
Além do momento de Adoração Eucarística e louvor, o evento terá a presença de vários Ministérios de Música.
 Um testemunho contagiante
As cidades que sediam uma Jornada ganham, de verdade, um ‘colorido’ diferente. São centenas de nacionalidades misturadas e integradas. Coisas que são consideradas empecilhos em outras situações, como o desconhecimento da língua e a diversidade cultural, tornam-se até atrativos em uma JMJ.
Além do fato de estar em outro país, com seus encantos turísticos, a participação na Jornada requer um corpo preparado para as ‘durezas’, como o chão do alojamento e as filas de banho, mas requer também um coração aberto para as maravilhas que Deus tem preparado para cada um.
São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro de corações que creem, movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível.
Veja algumas das principais atividades para os dias da JMJ (o horário é o da hora local, em Madri):
Dia 16, às 20h: missa de inauguração da JMJ
Dia 18, às 12h40: entrada do Papa em Madri. Às 16h: recepção ao Papa e às 19h30: cerimônia de boas-vindas aos jovens
Dia 19, às 19h30: Via-Crúcis
Dia 20, às 16h: os jovens começarão a chegar ao aeródromo “Quatro Ventos”. Às 20h terá início a Vigília com o Papa
Dia 21, às 9h30: Missa de Envio da JMJ

Fonte: Radio Catedral FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário