domingo, 3 de fevereiro de 2013

O CARNAVAL E A IGREJA CATÓLICA!




A palavra carnaval deriva da expressão latina carne levare, que significa abstenção da carne. Os dias do carnaval antecedem sempre o início da quaresma e terminam na quarta-feira de cinzas. O carnaval tornou-se um curto período de divertimento mais intenso, porque logo após esses poucos dias, segue a santa quaresma.
Curiosamente, enquanto enormes multidões participam do carnaval, milhares se afastam em busca de ambientes mais calmos e serenos. Alguns procuram muita alegria, fortes emoções e animado divertimento nas músicas, danças e brincadeiras nos clubes e nas ruas. Muitos cristãos se dirigem aos retiros espirituais ou ambientes pacatos tentando também encontrar paz, alegria, e satisfação. Um considerável número de pessoas acredita que a igreja é contra o carnaval e o condena. Isso simplesmente não é verdade. A igreja católica não é contra o carnaval, é contra os excessos cometidos durante os festejos. Ela quer ver seus fiéis felizes e contentes, compreendendo que o descanso e o repouso são necessários para a pessoa humana.
Afinal ninguém é de ferro e todo ser humano precisa intercalar o trabalho com o descanso e com o divertimento. A descontração na vida de um povo sofrido é importante.
Porém há formas nobres, simples e sadias de lazer. São aquelas que irradiam a alegria autêntica que refaz as forças do corpo e aumenta as energias do espírito. O problema é que nesse período há muitos divertimentos desenfreados.
Muitas pessoas se entregam ao prazer desordenadamente. Há excessos na bebida alcoólica, há grande falta de pudor e imoralidade de diversos tipos o que acaba provocando atos violentos, acidentes.  A igreja católica não é contra o carnaval, ela não pode permitir que em nome da  diversão se cometam atos que podem ferir o outro ou até tirar-lhe a vida. Todo tipo de violência é imoral. O mundo está perdendo o sentido do pecado e é necessário reafirmar que a Lei de Deus não fica suspensa durante o carnaval. Por isso, o católico deve se aproveitar dos divertimentos de maneira saudável e equilibrada, porque esse momento não deve ser  mais tarde motivo de vergonha e sofrimento. Que o carnaval seja uma folia que não afaste as pessoas de Deus e do próximo, mas sim dias de diversão sadia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário