quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Carta ao Povo do Rio de Janeiro



Vivemos hoje o dia do nosso padroeiro São Sebastião, dia marcante desde que há 445 anos Estácio de Sá trouxe a imagem do nosso padroeiro para esta nossa cidade e logo depois construindo uma pequena e tosca capela. Séculos se passaram e a história desta cidade tornou-se um marco não só para o Brasil, mas para o mundo.
A Igreja sempre esteve presente nesta história e hoje procura também desempenhar a sua missão colocando-se a serviço de todos, em especial, dos que mais necessitam e buscam os caminhos para viver a sua vocação de cidadão desta metrópole.
Hoje estamos anunciando a todos que o nosso querido irmão, D. Edney Gouvêa Mattoso, até agora Bispo Auxiliar desta nossa Arquidiocese, foi nomeado 4º Bispo Diocesano de Nova Friburgo sucedendo o nosso querido D. Rafael Llano Cifuentes que passará a servir a Igreja sem o ônus da administração e pastoreio de uma Diocese.
Após o início do ministério de D. Edney, em Abril próximo, iniciando a sua nova missão, todos os trabalhos que ele exerce em nossa arquidiocese continuarão normalmente e nenhuma delas deverá parar. Todos os responsáveis, animadores, coordenadores e demais serviços estão confirmados em seus cargos e missões. Os trabalhos episcopais próprios serão assumidos por um dos irmãos bispos auxiliares que continuam no serviço de nossa Arquidiocese.
Convido a todos para que, assim que for definida a data e horário do início de sua missão em Nova Friburgo para que possamos acompanhá-lo entregando àquela Diocese esse nosso querido irmão.
A Arquidiocese do Rio de Janeiro já entregou muitos de seus Bispos Auxiliares para muitas Dioceses do Brasil. Agora o faz novamente com a certeza de que levará consigo uma experiência riquíssima aqui adquirida e continuarão os trabalhos que herdará de seu antecessor.
Peço a oração de todos por D. Edney e pela Diocese que ele assume, assim como também pela nossa missão e nossa querida Arquidiocese que hoje celebra solenemente o seu padroeiro, São Sebastião.
Com tanta alegria percorri a cidade do Rio de Janeiro chamando a todos para a unidade e para celebrarmos com alegria a festa do padroeiro. Agora conclamo para que continuemos trabalhando com ânimo renovado em nossas comunidades e procurando encontrar caminhos para as dificuldades várias que temos ao redor e com muita alegria servindo a Deus e aos irmãos e irmãs.
Com orações por todos e, em especial pelos que mais sofrem, invoco para todos uma bênção especial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário