quinta-feira, 10 de junho de 2010

“O Dom do Sacerdócio”: dia de retiro em Roma

Desde terça-feira, 8 de junho, muitos sacerdotes participam, na área ao redor da Basílica de São João de Latrão, em Roma, das atividades que marcam o encerramento do Ano Sacerdotal, convocado por Bento XVI.

Realizou-se, nessa Basílica, Catedral de Roma, o dia de retiro com o tema “O dom do sacerdócio”, organizado em conjunto pelo Serviço Internacional da Renovação Carismática Católica (ICCRS) com a Fraternidade Católica das Comunidades de Vida e Aliança (Catholic Fraternity). O objetivo do encontro era colocar em evidência o dom que é o sacerdote para a Igreja e a necessária colaboração entre os presbíteros e os leigos comprometidos com o anúncio do Evangelho.

Com a presença numerosa de sacerdotes e também de bispos, vindos dos cinco continentes, o evento contou com a participação do Secretário da Congregação para o Clero, Dom Mauro Piacenza, que conduziu um momento de Adoração Eucarística. O Presidente do Pontifício Conselho da Justiça e da Paz, Cardeal Peter Turkson, foi quem celebrou a Eucaristia de encerramento do retiro. Estavam também presentes no encontro alguns membros e consultores do Pontifício Conselho para os Leigos, entre eles o brasileiro Moysés Azevedo.

Entre os participantes, muitos sacerdotes brasileiros, diocesanos, religiosos e vários integrantes de Comunidades Novas nascidas no Brasil como Shalom, Canção Nova, Doce Mãe de Deus, entre outras comunidades que brotaram de experiências espirituais da Renovação Carismática Católica.

Na homilia da Missa de encerramento do retiro, o Cardeal Turkson destacou que os sacerdotes precisam “continuamente receber do Senhor, porque só podem dar ao povo, aquilo que recebem de Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário