terça-feira, 6 de setembro de 2011

Você já traçou um projeto para sua vida?

Homilia de Hoje

Jesus sempre se retirava para orar quando havia algo de extrema importância por fazer. Dessa vez, foi a escolha dos Doze apóstolos. Apesar de ter o raciocínio rápido para dar as respostas mais sensatas, na hora de tomar decisões importantes o Senhor passava à noite inteira em reflexão, em oração. Traçando um plano de vida e querendo cumpri-lo sem dar margem a erros, no Evangelho de hoje, Cristo vai ao monte e passa lá à noite inteira. Monte aqui significa intimidade profunda com Deus, Seu Pai. Pois Cristo veio para fazer não a Sua vontade, mas a d’Aquele que O enviou.
Então essa deve ser a primeira lição de hoje para nós: buscar uma meta, um objetivo de vida, e traçar um plano para alcançá-lo. Mas tenhamos também certeza de que sozinhos não o conseguiremos.
Eu lhe pergunto: qual é o seu plano hoje? O plano de Jesus foi difundir o Evangelho para toda a humanidade. Mesmo que o nosso plano não seja tão grandioso como este, é preciso que cada um saiba para onde vai, o que fará quando “chegar lá” e o porquê desse objetivo.
Outro ponto importante é que o Senhor, sendo um líder servidor, com certeza acompanhava um por um dos Doze apóstolos e amigos. Devia conhecer a intimidade de cada um, seus anseios, preocupações, dúvidas, amores e, no decorrer dos três anos, certamente fez um profundo processo de cura e transformação nesses doze homens, para que eles soubessem como deveriam ser e agir com os seus seguidores, quando chegasse a vez deles.
Jesus sabia que estava formando os Doze não para si, mas para o mundo. Como um verdadeiro pai que escuta, acolhe, compreende, perdoa e dá forças e meios ao filho para que este supere as dificuldades e, principalmente, as próprias limitações.
Como seria bom se tivéssemos mais líderes, mais padres, coordenadores, pais, mães, irmãos e mais professores que se sentissem responsáveis pelos seus a exemplo de Jesus Cristo!

Por fim, a força que saía de Jesus e que curava a todos: na linguagem de hoje, poderíamos dizer que o Senhor era uma pessoa que tinha presença e carisma. Ele é a Luz, por isso, atraía a todos, quer pessoas ruins quer boas. Sua postura é sempre impecável. Mesmo lidando com doenças e demônios, Cristo conservava uma atitude positiva, conservando em tudo a firmeza de ânimo.
Assim como o Senhor Jesus, nós devemos praticar a firmeza de ânimo. É preciso traçar um projeto de vida, ser determinados e tocar para frente, contando sempre com a ajuda dos outros. Precisamos ter atitudes positivas no nosso dia a dia. Uma atitude positiva e confiante em Deus mesmo diante dos problemas da vida. Isso nos fará superar todas as dificuldades.

Padre Bantu Mendonça
Fonte: www.cancaonova.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário