terça-feira, 20 de abril de 2010

Celebração de 1 ano de Dom Orani como Arcebispo do Rio

19/04/2010

Leanna Scal


No dia 19 de abril, às 11 horas, Dom Orani João Tempesta celebrou uma missa em Ação de Graças por seu primeiro aniversário como Arcebispo do Rio de Janeiro, na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema. Os Bispos Auxiliares, Dom Antonio Augusto Dias, Dom Assis Lopes e Dom Edson de Castro Homem concelebraram. A Igreja estava cheia: além das autoridades civis e eclesiásticas, muitas pessoas foram prestigiar Dom Orani.

Antes de iniciar a celebração, Dom Orani agradeceu, em primeiro lugar, ao Senhor e também ao povo carioca pela receptividade. Ele contou que hoje conhece um outro Rio de Janeiro, diferente daquele que antes conhecia pela mídia. E agora, depois de visitar tantas comunidades, ele percebe toda a vibração das pessoas e uma vida muito rica de acontecimentos.

Ao proferir a Homilia, Dom Orani respondeu uma pergunta que sempre lhe é feita: "Qual é o seu papel enquanto Arcebispo?" Ele explicou que, além de trabalhar com o Plano de Pastoral e de se preocupar com as principais dificuldades que existem na sociedade, sua missão é articular e estar em comunhão com as diversas experiências, que unidas, podem fazer muito mais.

- Se tenho alguma coisa a pedir a Deus nesse dia de hoje, além dos agradecimentos ao Senhor, é pedir que possamos caminhar ainda mais nessa vida de conversão, comunhão e unidade, sabendo nos aceitar, nos perdoar, e sabendo darmos as mãos e valorizar um ao outro nessa grande Arquidiocese, desejou o Arcebispo.

Em seguida, o Padre Cristiano Holtz, em nome de todos os Arquidiocesanos, leu um texto em homenagem ao Arcebispo. Nele, ele falou de como foi bom esse primeiro ano de convivência com Dom Orani.

-Dom Orani, quero manifestar, em nome do clero e de todo o povo de Deus desta Arquidiocese, que estamos muito felizes por sua presença entre nós, e que, como o senhor tem vigor de atleta, precisaremos ainda de um tempo para acompanhá-lo em seus passos. Mas temos a certeza de que podemos contar com sua generosidade e acolhida, para que, juntos, realizemos a unidade pedida pelo Senhor Jesus, e manifesta não somente em seu brasão episcopal, mas impressa em toda a sua atividade ministerial, disse Padre Cristiano.

Dom Orani agradeceu o carinho e falou que o seu presente seria criar um fundo arquidiocesano de atendimento às paróquias carentes. Ele falou ainda da alegria de ser o Pastor do povo carioca.

- Quando eu fui consultado para vir ao Rio de Janeiro, eu me assustei, pois seria uma responsabilidade muito grande. Mas a convivência com todos, apesar da dificuldade de estar em todos os lugares, é muito boa. Eu agradeço a Deus de estar aqui e poder servir, disse o Arcebispo.


Ao final da celebração, todo o clero presente seguiu para o Edifício São Francisco, anexo à Igreja, para um almoço de confraternização com Dom Orani. Dele participou também o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, que fez questão de ir parabenizar o Arcebispo.

- Esse ano passou tão rápido que é a prova do quanto Dom Orani já é parte dessa Cidade. Com sua maneira tranqüila, serena, humilde, sua palavra de fé e coragem ao povo do Rio de Janeiro, disse o governador.

Após o almoço, Dom Orani e Sérgio Cabral foram ao gabinete de Dom Eugenio de Araujo Sales, no mesmo edifício, para cumprimentá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário