sábado, 10 de abril de 2010

“Ser padre é ser Cristo no mundo de hoje”




O especial Ser Padre de hoje homenageia os 40 anos de sacerdócio do Padre José Mazine Rodrigues. Ele que já passou por tantas Paróquias, levando a Palavra de Deus para os fiéis, e também ultrapassou os muros da Igreja, com a fundação dos Círculos Bíblicos, é um exemplo de sacerdote que, com muita determinação, nunca pensou em ser outra coisa senão padre.

Padre Mazine foi ordenado no dia 12 de dezembro de 1970. Trabalhou no Seminário São José, por dez anos, na formação dos seminaristas. Em 1980, no bairro de Bangu, foi Pároco da Paróquia Cristo Ressuscitado por oito anos. Em seguida, foi por dois anos Pároco da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Realengo. Depois atuou ainda comoVigário Episcopal, durante 15 anos, no Vicariato Oeste, onde trabalhou na fundação dos Círculos Bíblicos – trabalho pelo qual sente muito orgulho.

- É uma grande missão esse trabalho com os Círculos Bíblicos. Eu descobri o valor deles e aprendi que é uma Igreja que vai ao encontro do povo. Não bastava esperar o povo ir à Igreja, explicou o padre.

Padre Mazine lembra dos amigos padres que, junto com ele, acreditaram nos Círculos Bíblicos.

- Padre João Cribbin, Padre Lucio Zorzi, Padre Geraldo Marques... Junto com eles percebi a necessidade de buscar o pessoal afastado evangelizando e ensinando o que é a vida de comunidade. Uma Igreja que vai ao encontro do povo é uma Igreja missionária, e eu acredito muito nessa parte, destaca o padre.

Outro trabalho que Padre Mazine ressalta é o que realiza com os jovens — vocações sacerdotais religiosas e missionárias. Ele informa que muitos padres hoje são sacerdotes porque ele trabalhou com o grupo vocacional do Vicariato Oeste.

Hoje, Padre Mazine realiza esse trabalho vocacional na Paróquia São Benedito de Pilares, onde é Pároco há dez anos. Sua Paróquia atende mais de 70 mil pessoas. Ele realiza um trabalho junto com jovens, onde, hoje, 18 homens estão no Seminário São José.

Para o Padre Mazine, Ser Padre é algo sublime, é ser Cristo no mundo de hoje. É realizar sua missão, sendo sempre fiel ao sacerdócio.

- Ser padre é motivo de alegria: servir aos irmãos, evangelizar, celebrar a eucaristia, perdoar os pecados e, acima de tudo, ir ao encontro dos irmãos, reunindo e recolhendo os que estão afastados da Igreja, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário