sábado, 10 de abril de 2010

Igrejas ajudam desabrigados pela chuva

As chuvas que atingiram o Rio de Janeiro nessa semana, pararam a cidade e trouxeram dor para várias famílias. O número de mortos já chega aos 195, em todo o Estado, sendo Niterói o município com mais óbitos, 115. No Rio registra-se 60 vitimas e São Gonçalo, 16. Inúmeras pessoas perderam suas casas em deslizamentos de morros, enquanto outras tiveram suas moradias condenadas pela Defesa Civil. Sem terem para onde ir, algumas buscaram abrigos em paróquias locais. É o que acontece em Realengo. Desde quarta-feira, a paróquia Nossa Senhora de Fátima e São João de Deus abriga 39 pessoas, entre idosos, adolescentes e crianças. Todos estavam em áreas de risco no Morro São Sebastião.

Segundo a secretária da paróquia, Maria Guimarães, a comunidade está sensibilizada com a situação e está colaborando com doações.

- Felizmente não houve mortos aqui, mas as casas dessas pessoas estão condenadas, com rachaduras e elas não tem para onde ir. Estou vendo muita mobilização da comunidade. O comércio local também está ajudando muito. Aqui na Igreja tem muita criança, mas infelizmente não temos um grande espaço físico, explica.

Para os interessados em doares alimentos não perecíveis, água, roupas e material de higiene pessoal, a Paróquia N.S de Fátima e São João de Deus fica na Estrada Manoel Nogueira de Sá 1.421

Santa Teresa

Em Santa Tereza, bairro onde houve deslizamento no Morro dos Prazeres, as famílias desalojadas estão na Creche Municipal José Marinho, que funciona na entrada do Morro. Instituições católicas localizadas em Santa Tereza, como a das Irmãs de Nossa Senhora da Assunção e as Irmãs Missionárias da Caridade, estão recebendo donativos e encaminhando para a Paróquia de Santa Teresa.

Também entre os dias 9 e 11 de abril, das 9h às 19h, serão recolhidos donativos no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, que fica à Rua Monte Alegre, 306. Entre os itens necessários estão alimentos não pereciveis, material de higiene pessoal, água, roupas e sapatos.

A Escola Municipal Machado de Assis, localizada no Curvelo, em Santa Teresa, também está arrecadando objetos de higiene pessoal.

A Paróquia fica à Rua Áurea 71, Santa Teresa.

A situação em São Gonçalo

No município de São Gonçalo, na região Metropolitana, as fortes chuvas também causaram estragos. No bairro de Jardim Catarina, a água baixou, mas ainda há pontos de alagamento. O pároco Marcelo Fróes, da Paróquia São José Operário, explica que a Igreja ficou castigada com o temporal. A maioria das pessoas da comunidade perdeu tudo o que tinha.

- As escolas aqui do bairro estão acolhendo os desabrigados. Outras também estão no salão da nossa paróquia. E o que queremos é fazer um apelo. Estamos recebendo doações de leite, leite em pó, roupas, fraldas descartáveis... Tudo que puderem doar, para que possamos repartir com os nossos irmãos, pede ele.

A paróquia fica na Rua Madeira de Freitas, s/n

Também em São Gonçalo, a Paróquia de Santana, em Itauna, está acolhendo desabrigados. No bairro, mais de 3 mil pessoas perderam suas casas. O pároco da Igreja, Mário César da Costa diz que o papel da igreja nesse primeiro momento é acolher essas pessoas e dar a paz que elas precisam.

-Diante da situação que a população gonçalençe está vivendo, a Igreja de Santana está solidária com esses irmãos que sofrem. Mais de 3 mil famílias estão sem casas. O papel da nossa igreja é acolher essas pessoas e auxiliar nessas necessidades e elas necessitam de tudo. O que puder ser doado, doe, porque são muitos desabrigados.

As doações estão sendo feitas na Igreja de Santana que fica na Estrada de Itauna, 7

Nenhum comentário:

Postar um comentário