sábado, 10 de abril de 2010

O Ano Sacerdotal - Espiritualidade e Formação

ANO SACERDOTAL

Texto Dom Murilo S. R. Krieger, scj

O Cura d’Ars

Neste ano de 2009 celebramos os 150 anos do falecimento de São João Maria Vianney, mundialmente conhecido como “o Cura d’Ars”. O Papa Bento XVI instituiu, por isso, um Ano Sacerdotal, que foi aberto no dia 19 de junho passado, solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Numa carta que escreveu aos sacerdotes do mundo inteiro, o Cardeal Dom Claudio Hummes, Prefeito da Congregação para o Clero, explicou as razões desse Ano Sacerdotal. Transcrevo, a seguir, algumas passagens de sua Carta. Quem quiser lê-la na íntegra acesse: íntegra acesse: Artigo Site Zenit.

Caros Sacerdotes

“O Ano Sacerdotal (…) chegou. Queremos empenhar-me com determinação, profundidade e fervor, a fim de que seja um ano amplamente celebrado em todo o mundo, nas dioceses, nas paróquias e em cada comunidade local, com envolvimento caloroso do nosso povo católico, que sem dúvida ama seus padres e os quer ver felizes, santos e alegres no trabalho apostólico quotidiano.

Deverá ser um ano positivo e propositivo, em que a Igreja dirá, antes de tudo aos sacerdotes, mas também, a todos os cristãos e à sociedade mundial (…) que ela se orgulha de seus sacerdotes e reconhece com gratidão seu trabalho pastoral e seu testemunho de vida. Realmente, os sacerdotes são importantes não só pelo que fazem, mas também pelo que são. Ao mesmo tempo, é verdade que alguns deles apareceram envolvidos em problemas graves e situações delituosas. Obviamente, é preciso continuar a investigá-los, julgá-los devidamente e puni-los. Estes casos, contudo, dizem respeito somente a uma porcentagem muito pequena do clero. Na sua imensa maioria, os sacerdotes são pessoas muito dignas, dedicadas ao ministério, homens de oração e de caridade pastoral, que investem toda sua vida na realização de sua vocação e missão, muitas vezes com grandes sacrifícios pessoais, mas sempre com amor autêntico a Jesus Cristo, à Igreja e ao povo, solidários com os pobres e os sofridos. Por isso, a Igreja está orgulhosa de seus sacerdotes em todo o mundo.

Este ano seja também ocasião para (…) um ano de oração dos sacerdotes, com eles e por eles, um ano de renovação da espiritualidade do presbitério e de cada presbítero. A adoração eucarística pela santificação dos sacerdotes e a maternidade espiritual de monjas, religiosas consagradas e de leigas referente a sacerdotes, como já proposto, tempos atrás, pela Congregação para o Clero, poderiam ser desenvolvidas com frutos reais de santificação.

Fonte: Revista Brasil Cristão, ago. 2009, p. 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário