terça-feira, 20 de abril de 2010

A verdadeira busca para que todos sejam um

19/04/2010

Padre Jorge Luiz Neves Pereira da Silva - Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Paz

No próximo domingo, a Igreja celebra a Jornada Mundial de Oração pelas Vocações que , por isso mesmo, é tradicionalmente chamado de “Domingo do Bom Pastor”. Todos os anos, neste dia, os cristãos elevam orações ao Bom Deus, pedindo que suscite candidatos dignos ao sacerdócio e à vida consagrada e, ao mesmo tempo, agradecem pela imensa maioria dos sacerdotes que, ao longo da história e, no mundo todo, são autênticas testemunhas do Cristo ressuscitado nos mais diversos ambientes e ministérios desempenhados pela Igreja.


É exatamente neste contexto, que estamos agradecendo a Deus pela vida e pelo ministério de dom Orani João Tempesta que há exatamente um ano tomava posse, como arcebispo metropolitano de nossa cidade e arquidiocese. Ao longo de tão pouco tempo, o povo carioca aprendeu a amá-lo e reconhecê-lo como o Pastor que conhece seu rebanho e dá a vida pelas ovelhas.

Em cada uma das incontáveis visitas às paróquias, capelas e comunidades, no entusiasmo das devoções populares, no ardor apostólico junto aos jovens que o chamam de autêntico pastor da juventude, na preocupação pelos desamparados, dom Orani tem demonstrado com sua vida a célebre máxima de santo Agostinho: “Para vós sou Bispo, convosco sou cristão. Pelo ministério que me é confiado, sou vosso pai, pelo batismo sou vosso irmão”.

Dom Orani é um homem que sabe criar pontes, que tem a virtude de transpor e superar barreiras. O próprio lema de seu episcopado: ut omnes unum sint, (para que todos sejam um), já transparece o desejo ecumênico de dialogar com todos, independentemente do credo de cada um. Por isso mesmo, tem-nos contagiado com sua capacidade de dialogar com o mundo da cultura e seu entusiasmo em levar a todas as dimensões da sociedade a Boa Nova da fé, através de renovados métodos, utilizando os novos meios de comunicação, exortando-nos continuamente a não ter medo e, como dizia o Venerável Servo de Deus João Paulo II, a “abrir, escancarar as portas ao Redentor”.

Desse modo, nosso Arcebispo tem-nos chamado ao compromisso que a Igreja nos pede, o de estar em permanente atitude missionária: a Missão Continental. É isso que ele fez expandindo as comemorações do nosso padroeiro ao abrir as fronteiras das celebrações, sendo presença nos mais variados locais e grupos (foi o primeiro Arcebispo a visitar as agremiações das Escolas de Samba, e foi recebido com muito carinho na Cidade do Samba); tomando parte nas comemorações do aniversário de nossa cidade; realizando o Círio de Nazaré congregando dezenas de milhares de devotos, sinalizando o aspecto cristão do Natal do Senhor, ao promover a multiplicação de presépios ao longo da cidade, valorizando as devoções populares como a próxima festa de São Jorge, tornando nossa cidade candidata a sediar a Jornada Mundial da Juventude - o maior evento de jovens do mundo – depois daquele que se realizará em Madri, em 2011.

Por fim, como dom Orani afirmava há um ano, na igreja mãe Catedral, mais do que o bispo tomar posse da Igreja, são os fiéis que tomam posse do bispo. Ao receber o báculo pastoral de nossa Arquidiocese, dom Orani tem-nos conduzido como o pastor que ama suas ovelhas, e nós ouvimos sua voz e de bom grado o seguimos. Te Deum Laudamus, Te, Dominum, confitemur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário