terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A maior árvore de natal flutuante do mundo ilumina a noite dos cariocas


Leanna Scal
14/12/2009



A 14º edição da Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência — a maior árvore flutuante do mundo — atrai diariamente muitas pessoas ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio. Além da beleza que ilumina a noite dos cariocas, a árvore, para os cristãos,  tem o propósito de recordar a vida. De acordo com o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o pinheiro, característico dessa época, mostra que o verde continua a dar esperança.

O tema deste ano da Árvore de Natal da Lagoa é “A união dos nossos melhores desejos”. Coincidentemente, esse tema engloba o lema de ordenação do Arcebispo: a unidade. Dom Orani sente que o desejo natalino deveria ser cada um almejar para esta cidade a preocupação de caminharmos unidos.

-Esse símbolo pode nos ajudar a vivermos buscando “aquilo que é do alto”, o melhor de nós e a unidade, disse Dom Orani.

O monumento que, desde 1996, é ponto de referência das comemorações de Natal no Brasil e no exterior, foi, pela primeira vez, decorado com as tradicionais guirlandas de Natal, que representam a soma dos desejos de todos para as festas de final de ano.

- Creio que o antigo costume de colocar as guirlandas na porta das casas era uma maneira de dizer que estavam em festa, comemorando o Natal. Hoje, nem sempre é esse o costume, mas colocado simbolicamente na árvore da Lagoa é um motivo para recordar a festa natalina, explicou o Arcebispo.

A árvore ficará exposta até o dia 6 de janeiro, Dia de Reis, quando acenderá pela última vez. Para quem ainda não conferiu, vale a pena acompanhar o espetáculo de luzes e cores, criado pelo artista Abel Gomes. São onze fases sequenciais, iluminadas por 2,9 milhões de microlâmpadas, 52 quilômetros de mangueiras luminosas e 1.600 estrobos (pequenas lâmpadas que produzem o efeito de estrelas brilhando).

A música-tema da Árvore de Natal da Bradesco Seguros e Previdência, composta pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle, e outras composições natalinas, como Jingle Bells, são apresentadas diariamente às 20 horas, 21 horas e 21h50m.

Nenhum comentário:

Postar um comentário