terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O bastismo de crianças

1. Os crentes criticam o nosso batismo, pois Cristo foi batizado já adulto. Como entender isso? Quanto a esta questão do batismo de Jesus, é necessário um exame cuidadoso sobre o seu sentido. E por quê? O batismo de João não era o mesmo que nós recebemos. O batismo de João era somente um batismo de penitência, não era uma realidade definitiva. Mt 3,11: "Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá após mim é mais podero­so do que eu e nem sou digno de carregar os seus calçados. Ele vos batizará no Espirito San­to e em fogo".
Jesus submeteu-se ao batismo de João, não porque necessitasse ser batizado, mas para re­velar o sentido da sua missão. Como pelo ba­tismo de João as pessoas reconheciam ser pe­cadoras, Jesus pelo batismo revelou que é aque­le que veio tirar os pecados dos homens. Jo 1,29-33: "No dia seguinte, João viu Jesus que vinha a ele e disse: `Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. E este de quem eu disse: depois de mim virá um homem, que me é superior, porque existe antes de mim.
Eu não o conhecia, mas, se vim batizar em água, é para que ele se torne conhecido em Israel. Eu não o conhecia, mas aquele que me man­dou batizar em água disse-me: Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, este é quem ba­tiza no Espírito Santo".
2. E quanto ao fato de Jesus ter sido batizado no rio? Como já vimos, o batismo de João não é o batismo cristão. Jesus não teve preocupação em falar sobre a forma do batismo, Ele mandou batizar. Mt 28,19: "Ide, pois, ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo". Mc 16,16: "Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado".
A Igreja primitiva também não se preocu­pava com esta questão, pois o importante era o batismo e o que ele significava. Por exem­plo, vejamos o que ensina o Didaqué, da ins­trução sobre o batismo: "No que diz respeito ao batismo, batizai em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo em água corrente. Se não tens água corrente, batiza em outra água; se não puderes em água fria, faze o em água quente. Na falta de uma e outra, derrama três vezes água sobre a cabeça em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo". Observação: O Didaqué é o mais antigo manual de religião cristã conhecido, mostra como os primeiros cristãos praticavam e ensi­navam a fé cristã.
3. E o batismo de crianças, como justificá-lo? Temos de partir do ensino de São Paulo, onde ele ensina que o BATISMO CRISTÃO é o paralelo da circuncisão. Col. 2,11: "Nele tam­bém fostes circuncidados com circuncisão não feita por mão de homem, mas com a circunci­são de Cristo, que consiste no despojamento do nosso ser carnal". E a circuncisão dos judeus era feita nas crianças. Repetidas vezes o Novo Testamento nos apresenta famílias inteiras sendo batizadas, sempre existem crianças em uma família. At 16,33b: "...imediatamente foi batizado, ele e toda a sua família".
Outros textos: Atos 10,24-48; Atos 16; 15. Ensino dos primeiros cristãos: Orígenes: (185-255 depois de Cristo) "A Igreja recebeu dos apóstolos a tradição de dar o batismo também aos recém-nascidos." São Cipriano: Bispo na África (258 depois de Cristo) "Do batismo e da graça não deve­mos afastar as crianças." Santo Agostinho: Bispo "Isto (o batismo de crianças) a Igreja sempre teve, sempre tem conservado e conservará até o fim."
Texto Extraido do Livro:"Questões de Fé - Pe. Alberto Luiz Gambarini

Nenhum comentário:

Postar um comentário