terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A Questão das Imagens

1. Em Êxodo 20,4 está escrito: "Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que esta em cima nos céus, ou embaixo sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra". Não estariam os católicos desobedecendo esta ordem de Deus? Infelizmente, às vezes alguns irmãos de outras Igrejas acusam a nós católicos de ser­mos idólatras, por usarmos imagens em nossas igrejas. Por isso, vamos responder a essa per­gunta do seguinte modo:- Examinando o que nos diz a Bíblia; - Conhecendo melhor a história do Cris­tianismo para entender o culto aos santos.
2. Porque Deus proibiu aos israelitas de faze­rem imagens? Os povos vizinhos dos israelitas tinham o costume de reproduzir os seus deuses através de imagens e adorá-las. Esses povos imagina­vam que fazendo uma imagem do seu deus, teriam o poder dele. E o Senhor não queria que o seu povo fosse assim, pois Ele não que­ria ser confundido com os falsos deuses. Por isso, o Senhor Deus nunca se manifesta no A.T. de forma visível, mas fazia notar sua presença de modo invisível (sarça ardente, brisa suave, raio...).
3. Então, no Antigo Testamento o povo nunca fez imagens? O povo nunca fez imagens que represen­tassem Deus. Todavia, a Bíblia nos diz que em certos casos, o próprio Deus ordenou a con­fecção de imagens para ornamentação (Ex 25,17-22; 1Rs 6,23-29; 1 Rs 7,23-28; Nm 21,4-9).
4. Qual era o costume dos primeiros cristãos em relação às imagens? Nos primeiros séculos as imagens e pintu­ras já eram usadas como ornamentação. Exem­plo mais antigo são as catacumbas (túmulos dos primeiros cristãos), onde existem diversas imagens. Estas imagens eram e são usadas como meio para instruir aqueles que não sabiam ler. Por exemplo: São Gregório Magno (t 604) escreve: "O que a Escritura é para aqueles que sabem ler, as imagens o são para os que não sabem ler".
5. Qual a função das imagens em nossos dias? O mesmo ensinado pela Bíblia (ornamen­tação) e pelos primeiros cristãos (instrução). Isto significa que as imagens em nossas igrejas. não foram feitas para serem adoradas, mas para servir de estímulo em nossa busca de santida­de. Os santos nos altares são o testemunho de que a santidade é possível, pois esta é a vonta­de de Deus a nosso respeito. lCor 1,2: "...à Igreja de Deus, que está em Corinto, aos fiéis santificados em Jesus Cristo, chamados à san­tidade, juntamente com os que, em qualquer lugar que estejam, invocam o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso".
Os santos são também um lembrete de que sem santidade não entraremos no céu. Hb 12,14: "Procurai a paz com todos, e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor". E finalmente eles são aqueles que estão no céu intercedendo para que alcancemos o que eles alcançaram.
Texto Extraido do Livro:"Questões de Fé - Pe. Alberto Luiz Gambarini

Nenhum comentário:

Postar um comentário